Imagem Corporal Distorcida

sábado, 19 de janeiro de 2008

Olá meninas!
Essas reflexões sobre o peso "ideal" me fizeram pensar numa coisa.
Imagem corporal distorcida.
Quando a gente se olha no espelho e não consegue se enxergar como realmente é. As anoréxicas tem imagem corporal distorcida: mesmo estando só pele e ossos se vêem gordas e se recusam a comer. Eu não sou anoréxica, graças à Deus. Mas tenho uma imagem corporal distorcida.
Tem meninas que precisam emagrecer 7kg e se acham uns monstros de gordura.
Eu quando pesava 128kg não me via gorda como estava. Quer dizer, eu sabia que estava muito gorda, mas não tinha a real dimensão do meu tamanho. A ficha só caiu mesmo quando tirei uma foto com uma amiga no aniversário dela. Quando vi essa foto quase morro de susto. Naquela foto consegui finalmente "enxergar" o meu tamanho. E para completar o choque juntinho de mim estava outra amiga (que é só um pouco mais baixa do que eu), magra. Quando vi meu tamanho perto dela...não sei nem explicar o que senti. Tirei pouquíssimas fotos nesse período em que estava gorda e nunca consegui me reconhecer nelas. Será que foi por isso que demorei tanto a tomar uma atitude?
Mesmo depois de ter emagrecido 43kg eu continuo com dificuldades para saber o meu "tamanho". Olho uma roupa no cabide e acho que me cabe. Quando provo, não dá. Dia desses tirei a bermuda e suspendi diante dos olhos para ver se estava suja. Tomei um susto: minha bunda é realmente isso tudo? Toda essa largura?
Já comentei com vocês aqui uma vez e repito: estou num momento delicado da caminhada. Nem obesa mórbida, nem magra. Muitas vezes me olho no espelho e acho que já estou ótima, que se eu manter esse peso já está de bom tamanho...Mas basta tirar uma foto para eu ver que ainda tenho muito o que caminhar. Meu parâmetro não pode ser o peso que eu tinha (por mais que eu esteja feliz e não esqueça jamais o que já consegui!), não pode ser o espelho, não pode ser o olhar do outro....Eu descobri que o meu parâmetro tem que ser = fotografias + balança + fita métrica. Só assim eu consigo me enxergar de verdade.
E vocês, como se enxergam?
Beijos e Bom Fim de Semana!

12 comentários:

Meg disse...

Caracas, qdo li essa parte, parecia que estava falando de mim.
"...Nem obesa mórbida, nem magra. Muitas vezes me olho no espelho e acho que já estou ótima, que se eu manter esse peso já está de bom tamanho...Mas basta tirar uma foto para eu ver que ainda tenho muito o que caminhar..."
Mts pessoas qdo perguntam qdo eu peso, chegam a falar, que no máximo devo pesar 75kg. Sei lá, deve ser pq além de alta, tenho estrutura grande.
Mas enfim, meu guarda-roupas da minha época de boneca vai voltar a entrar em mim.
Sobre suas perguntas:
Suco de berinjela: Além de ajudar a emagrecer, ele é bom para o colesterol. pesquisa sobre isso na net, é mto bom. E o gosto, misturado com laranja, é gostoso. Não delicioso, mas tomável hehe
Suco de beringela
Bater no liquidificador 1/4 de uma beringela com o suco de duas laranjas, para melhorar o sabor, e tomar apenas 1 copo (de 200 ml) em jejum, todas as manhãs. Mas atenção: não vale guardar o suco para tomar depois, pois o efeito se perde, e também nunca tome mais de um copo! E também não adianta usar a beringela cozida. Ela perde suas propriedades.

Sobre o Aloina, é uma composição que é misturada junto com a fluoxetina para ajudar a ir ao banheiro, entende? Tenho o instestino preso. Um horror!!! Mas é bom, qdo vc come, ele já elimina tudo. Maravilha hehe

Espero ter respondido algumas dúvidas e volte sempre no meu cantinho. Será mto bem-vinda.
Um maravilhoso fds light para vc.
Mts beijos no coração e um abraço de ursa

Futura ex-bolotinha disse...

Olha eu aqui outra vez rsrs
Então, sobre o suco, tbém pensei a mesma coisa, que não teria estômago para aquilo. Mas estou falando sério, não fica com gosto de berinjela. Eu tbém não sou chegada a mts mistureiras, suco para mim só de laranja e abacaxi. E esse eu tomo. Mas tem que ser coado heim?
E eu já não tenho estômago para o chá verde. tenho um guardadinho na geladeira, mas só de ver embrulha o estômago. Acho que vou dar para algum gordo carente, antes q vença hehe.
Sobre nossa visão distorcida. Ontem uma amiga parou o carro e me perguntou aonde eu ia toda magra, é mole? Eu não aparento mesmo ter o "arroba" que eu tenho. Qquer dia posto uma foto minha. E tbém quero chegar nos 70 kgs... quer dizer eu VOU chegar. É um presente que vou me dar esse ano.
Já fiz uma cópia da sua foto da inspiração. Um dia chegaremos lá.
Que seu fds seja light somente na alimentação.
Mts beijos e fique com Deus

Renata disse...

Oi Flávia, tudo bem?
Está sendo muito bom te conhecer melhor, adorei seu blog.
Eu tenho muita dificuldade de "me enxergar também".
Sempre fui magra e engordei depois do casamento (quase 4 anos).
Me vejo enoooreme nas fotos e tb tenho esse problema com as roupas.
Quando pego uma calça aberta penso em como é grande e que ficrá larga, mas quando visto fica até apertada.
Acho que a minha mente não conseguiu acompanhar a minha gordura. É muito estranho isso.

Nessa semana fui numa entrevista de emprego e tinha uma garota bem gorda. Devia pesar uns 40 quilos a mais que eu. Fiquei pensando que não estaria tão gorda assim...
Depois caí na real novamente...
Não estava tão gorda perto de uma obesa mórbida, mas se me comparar com uma magra estou muitissimo gorda. Por isso não quero me acomodar mais.
Um abraço.

Márcia disse...

OI Flávia... qdo me olho no espelho do meu quarto não tenho a dimensão do meu tamanho... ele é sempre bonzinho comigo. Mas basta sair na rua e me olhar em qualquer outro espelho ou porta de vidro pra ver a pessoa imensa que sou! Foto só tiro do peito pra cima... de corpo inteiro nem pensar... é mais fácil a gente negar né? Bjks

Gisele disse...

Flávia querida

Já comentei isso contigo, mas enfim, repito: minha imagem corporal é totalmente distorcida. Tenho o mesmo problema com as roupas, e o espelho não faz jus ao meu tamanho. Cada foto é um choque, mas logo esqueço e acho que não estou tão gorda assim. Mas estou gorda sim, imensa! Tá na hora de me enxergar e correr atrás.

Abração!

Miss Blueberry disse...

Oi! Então, emagreci. Essa dieta do shake vale a pena, sim, viu!

Olha, eu já fui mais gorda, né? Obesa, digamos. Pesava 75 kg para 1,58m. Eu me sentia péssima, claro q com razão. Mas só me motivei a emagrecer pq eu vi celulite nas minhas pernas e eu tinha uma "amiga" chatíssima q se gabava de não ter celulite, hahahaha. Então, tbm não quis ficar com celulite de jeito nenhum. Há males q vêm p bem!
Emagreci, mas sempre voltava aos 63, 65 kg (nem gorda, nem magra). Mas por MUITO tempo, depois da fase em q estava bem gorda, com um peso razoável, eu me via HORRÍVEL, procurava defeitos nas fotos. HJ eu tô muitíssimo mais relax. Acho q qdo a gente começa a pensar muito em boa forma, corre o risco de ficar neurótica. Principalmente quem, como eu já fui, coloca todas as expectativas de felicidade na balança. "Só vou ser feliz depois q emagrecer". Isso ñ tem nada a ver. A pessoa só se ferra pensando assim.

Beijos!

Miss Blueberry disse...

Ôpa, Flávia! Agora vc me deu uma boa notícia Então, dá p perder gordura, sim, e nas músculos e líquidos? Que ótimo! Acho que vou segui-la, então, até o próximo fds. Vc reparou que nessa dieta, os carboidratos são simples, em sua imensa maioria?

Mas faz, sim, viu? Vale a pena!

Beijos!

Mαrα disse...

eei Flávia!
menina tava lendo aqui seu blog, e me surpreendi quando li que vc tinhaemagrecido 43kg ! NOSSA, perder essa quantidade é realmente algo incrivel, e sinceramente meus parabéns!

aah li isso e me identifiquei muito!
penso do mesmo jeito (rsrsrs) :
'Muitas vezes me olho no espelho e acho que já estou ótima, que se eu manter esse peso já está de bom tamanho...Mas basta tirar uma foto para eu ver que ainda tenho muito o que caminhar.'

Um super beijo flá e ótimo restinho de findii!

força seeeeeempre \o/

Gô! disse...

Oi!
Eu me vejo linda! mesmo estando alguns quilos acima do peso. Eu visto 44, acho que o número da calça pode ser um parâmetro legal.

POr exemplo, as modeletes vestem 36. As gostosinhas vestem 38. As gordinhas vestem 40-42. Eu que sou lindona visto 44 porque eu gosto do meu corpo assim, cheinho! Só gordinho! heheheeh

Mas beleza é relativo e subjetivo, então cada um tem o seu hehehe.

Eu não sei o quanto o IMC é padrão para saúde. Eu me sinto muito saudável..... E linda hehehehe

Beijos!

Rogeria disse...

oie amiga, estava sem noçao do que postar,mas vindo aqui no teu cantinho, descobri que estava lendo uma auto-analise, menina amei este post, Flavia vc eliminou 43 kG???????Muitas vezes ou seja na maior parte do tempo vejo minha meta tao distante tao impossivel se ser alcançada, e quando eu me peso e nao vejo resultado pareço uma bexiga que se furou, me esvazio dos meus sonhos perco o foco e uso a valvula da negaçao e nao me vejo tao gorda(compreende-me amiga?)um grande bju
Rogeria

disse...

Nossa Flávia, aconteceu o mesmo comigo e uma foto que pedi prá minha filha tirar, no dia em que estava me sentindo linda, arrumada para ir a um casamento. Depois de revelada a foto, o choque, assim como o seu. Se em um dia que me sentia particularmente bonita, apareci daquele jeito na foto, imagine nos dias que me sentia feia, o que era mais comum, já que estava muitos quilos acima do meu ideal. Nem pensei duas vezes e iniciei uma dieta na mesma hora e exercícios no dia seguinte. Levei 7 meses para eliminar tudo (18 kg) e 3 anos para adquirir tudo de novo. Felizmente já eliminei de novo e hoje me baseio mais nas fotos do que na balança e no espelho. A diferença é inegável. Qto a estar num estágio intermediário, vc mais do que ninguém deve saber que existem períodos de fadiga até que tenhamos um segundo fôlego prá continuar. Talvez seja esse o caso. O importante, como vc disse é pelo menos manter prá retomar com mais gás logo mais. Gostei de ter encontrado mais uma semelhança entre nossas histórias " de peso" . Bjs e ótima semana. Zá

Accidentally in Love disse...

Nossa...emagrecimento eh algo complicado messssmo...
Eu perdi 30kg. Tenho 1,68m e pesava 88kg...NUNCA cheguei a um peso tão alto...comecei a engordar cada vez mais rapido e não tinha noção do qto estava enorme...Qdo percebi resolvi dar a volta por cima e consegui chegar no meu peso ideal 58kg, porém ainda não consigo me ver magra...todos dizem que estou magrela, mas não me vejo assim...entrei na academia e comecei a criar formas...estou cada vez mais definida, porém sinto como se estivesse engordando...vendo minhas pernas engrossarem...Isso tudo eh tão louco...estou quase desistindo de fazer musculação pq me sinto fortona... =/

 
by TNB